No ar
Experiência de Deus
Sábado, 21 de julho de 2018
(37) 99103-6865
Notícias

20/06/2018 ás 11h57 - atualizada em 20/06/2018 ás 12h03

Redação

Campos Altos / MG

Produtores de queijo comemoram fim de inspeção federal
Os produtores de queijo da Serra da Canastra estão otimistas em alavancar as vendas
Produtores de queijo comemoram fim de inspeção federal
Foto: Reprodução

Os produtores de queijo da Serra da Canastra estão otimistas em alavancar as vendas no país da tradicional iguaria artesanal à base de queijo cru. Isso porque na última quinta-feira (14) foi sancionada uma lei que põe fim à exigência da inspeção federal de produtos artesanais de origem animal.


A expectativa da Associação de Produtores do Queijo Canastra (Aprocan) é que o faturamento anual, atualmente em R$ 70 milhões, triplique com a redução da burocracia para o segmento fazer vendas para outros estados.


Antes da sanção da lei, queijos e embutidos em geral, como salames e linguiças, feitos de forma artesanal precisavam obrigatoriamente do Selo de Inspeção Federal (SIF) para circularem fora de Minas Gerais. A autorização era emitida pelo Ministério da Agricultura e, segundo um levantamento divulgado pelo Senado, poderia levar até dois anos para ser obtida. Agora, basta a fiscalização estadual.


Há mais de quatro décadas José Baltazar da Silva, de 40 anos, produz junto com a família o queijo artesanal com a qualidade "Canastra". Por semana, da fazenda na zona rural de São Roque de Minas, saem, em média, 40 queijos.


Na sexta-feira (15), quando a lei federal foi publicada, José Baltazar estava em meio à 11ª edição do Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal, no qual levou o prêmio na categoria "Super Ouro", representando a região da Serra do Salitre.



"A gente, que tem o registro só do IMA [Instituto Mineiro de Agropecuária], não podia vender fora do estado. Com essa nova lei já pode. É o que vai incentivar o produtor a se regulamentar", comemorou.


 


FONTE: G1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium