No ar
Túnel do Tempo
domingo, 19 de agosto de 2018
(37) 99103-6865
Notícias

18/07/2018 ás 10h32

Redação

Campos Altos / MG

INSS passa a receber só por telefone e internet pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade
Modelo de agendamento para atendimento presencial deixa de existir; análise de pedidos será feita automaticamente e segurado será chamado a agência em caso de pendências.
INSS passa a receber só por telefone e internet pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade
Fachada de agência do INSS em Embu-Guaçu, em São Paulo (Foto: Previdência Social/Divulgação)

Apartir desta segunda-feira (21) os pedidos de aposentadoria por idade e salário maternidade só poderão ser feitos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo telefone ou internet. A análise dos pedidos será feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, e o segurado será chamado a uma agência caso precise apresentar algum documento ou complementar alguma informação.


Os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135, por meio dos quais o segurado receberá um número de protocolo. De acordo com o INSS, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos.


Em entrevista ao G1, o chefe de divisão de gestão e implantação de sistema da diretoria de atendimento do INSS, José Francisco da Silva Neto, disse que cerca de 20% das solicitações devem ser concedidas automaticamente, sem necessidade de atendimento presencial.


A concessão automática dos benefícios já é possível desde setembro de 2017 mas, até então, também era possível agendar atendimento presencial para fazer o pedido. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, os dois modelos ainda estão disponíveis.


"A partir do momento que a gente viu que a concessão automática é possível, pensamos em encerrar o modelo convencional e antigo. Vamos direcionar tudo para o novo modelo, ou seja, é o sistema que vai checar todos os pedidos de aposentadoria. Todos serão submetidos ao sistema que irá avaliar se estão em condições", disse Neto.


Juntos, aposentadoria por tempo de serviço e salário-maternidade responderam por 1,4 milhão de pedidos em 2017, segundo o INSS.


INSS começa a aprovar os benefícios pela internet e telefone


'Malha-fina' do INSS


Neto comparou o novo sistema do INSS à malha-fina da Receita Federal: o contribuinte entrega sua declaraçao de imposto de renda pelo sistema e só é chamado pelo fisco caso haja alguma pendência ou inconsistência de dados.


No caso da aposentadoria, por exemplo, o sistema vai checar, entre outros detalhes, se o segurado cumpre alguns requisitos para a aposentadoria, como a idade mínima ou tempo de serviço exigidos pelas regras atuais.


Ainda assim, oito em cada dez segurados não terão o benefício concedido automaticamente. Eles terão de ir a uma agência do INSS para complementar informação ou prestar esclarecimentos. Isso ocorrerá quando o sistema identificar “sinalizações de que pode haver alguma pendência”, diz Neto. Não quer dizer, no entanto, que terão o benefício negado.


Algumas dessas pendências podem ser:


contribuição para o INSS feita pela empresa empregadora fora do prazo;


registro de vínculos concomitantes, o que ocorre quando, em um mesmo período, mais de uma empresa recolhe contribuições para um mesmo contribuinte;


existência de benefício já ativo e que seja incompatível com o pedido feito ao INSS.


Serviços agendados


Outra mudança nos sistemas do INSS ocorrerá nesta semana. A partir de quinta-feira (24), serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone.


São eles:


Alterar meio de pagamento


Atualizar dados cadastrais do beneficiário


Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes


Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País


Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF


Cadastrar Declaração de Cárcere


Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família


Cadastrar ou Renovar Procuração


Cadastrar ou Renovar Representante legal


Desbloqueio do Benefício para Empréstimo


Desistir de Aposentadoria


Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à


Pensão por Morte


Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS


Reativar Benefício


Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho


Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão


Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido


Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário


Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho


Transferir Benefício para outra Agência

FONTE: G1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium