Quarta, 19 de junho de 2019
(37) 99103-6865
No ar
Don´t Stop
Cidades

05/02/2019 ás 16h02

501

Expresso Fm

Campos Altos / MG

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz alerta para possível surto de doenças em Brumadinho
Alerta para possível surto de doenças em Brumadinho
Estudo da Fundação Oswaldo Cruz alerta para possível surto de doenças em Brumadinho
Jéssica Moreira/Itatiaia

Estudo divulgado nesta terça-feira pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para a possibilidade de ocorrência de surtos de doenças como dengue, febre amarela e esquistossomose como consequência do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O risco de doenças teria como causa alterações no meio ambiente pelo impacto da lama que desceu do reservatório.


Segundo o pesquisador Christovam Barcellos, titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, a degradação do leito do Rio Paraopeba, poluído pelos rejeitos, e de seu entorno vai produzir alterações significativas na fauna, flora e qualidade da água, como perda de biodiversidade, mortandade de peixes e répteis.


"A bacia do Rio Paraopeba é uma área de transmissão de febre amarela e um novo surto da doença não pode ser descartado. É urgente a vacinação da população", disse.


No caso da esquistossomose, o risco ocorre, conforme o estudo, principalmente se for levado em consideração que grande parte de Brumadinho e municípios ao longo do Rio Paraopeba não é coberta por sistemas de coleta e tratamento de esgotos.


"A transmissão de esquistossomose é facilitada pelo contato com rios contaminados por esgotos domésticos e com presença de caramujos infectados", explicou o pesquisador.

FONTE: Itatiaia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium